Vou-me embora para a Serra
 
Todo ano, o gerente comercial Lávinder Santos tem uma crise sobre a escolha de morar em Petrópolis, a cerca de 70 quilômetros do seu local de trabalho, no Centro do Rio:
- Geralmente, acontece após pegar engarrafamentos de até quatro horas em três dos cinco dias de uma mesma semana.
Quando algo assim ocorre (geralmente em dias de chuva forte ou feriadões), Santos chega a pesquisar apartamentos na capital fluminense. Mas aí a crise é resolvida...
 
Leia mais:Vou-me embora para a Serra

Ecológico e certificado

Na hora de comprar uma geladeira, cabra - sileiros sabem que aquele adesivo com faixas coloridas sobre a capacidade de economia energética do aparelho vai fazer toda a diferença no orçamento. Então, por que não é assim também com um imóvel? A possibilidade existe. Por exemplo, o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro (PBE) classifica edificações de "A" a "E" quanto à eficiência energética, sendo "A" o nível mais alto. E também existem vários outros selos dedicados à sustentabilidade das instalações. Por outro lado, ainda há uma carência na oferta de endereços com essas qualificações, movimento que caminha a passos lentos no Brasil. Até o mês passado, o PBE contabilizava 3.256 etiquetas essa todo o Brasil, sendo 3.099 na área residencial e 157 em prédios comerciais e de serviços. Para especialistas, ainda é pouco. Mas o responsável pelo programa, Marcos Borges, considera um caminho natural, se levada em consideração a complexidade do programa e o tamanho do país.

Leia mais:Ecológico e certificado

 A união faz a obra

Cresce modelo de projeto construído em parceria com grupo de moradores.

Em um mercado dinâmico e que busca oferecer novos formatos de investimento o tempo todo, tem se destacado o modelo de obra elaborado por uma construtora em parceria com seus compradores. A opção prevê a formação de uma sociedade ou cooperativa específica para cada empreendimento. Nesse caso, a empresa encontra os terrenos, avalia sua viabilidade e calcula quantas unidades podem ser construídas ali. A partir de então, um grupo de futuros moradores ou investidores se une para começar o trabalho sob a administração da própria construtora, com a perspectiva de quitação de todo o custo até a entrega da edificação.

Leia mais:A união faz a obra